Prefeitura de Rio Largo dá continuidade à campanha de vacinação contra a influenza até o próximo dia 31 de Maio

Foto

A campanha está ocorrendo em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, e já imunizou mais de 1100 pessoas no último Dia D. Promovendo a prevenção e cuidado para todos os riolarguenses.

A Prefeitura Municipal de Rio Largo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está realizando uma grande campanha no mês de abril contra a Influenza.

“No último dia D, realizado em 13 de Abril, foram aplicadas mais de 1.100 doses de vacinas em toda a população e a expectativa é dobrar esse volume até o final do mês.” Como explica Joelma Gomes, Coordenadora de Imunização do município.

A população pode procurar a imunização em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h.

Campanha contra a Influenza

A influenza é uma infecção respiratória viral, causando febre, tosse, mal-estar, entre outros sintomas semelhantes ao resfriado. A patologia pode se agravar em pessoas com idade mais avançada, insuficiência cardiopulmonar ou gestação avançada, podendo causar pneumonia, desidratação e piora de doenças crônicas.

A vacina possui o objetivo de reduzir as complicações que a influenza pode causar e devido ao alto risco para grupos específicos, as doses estão sendo aplicadas em grupos prioritários, sendo eles:

Crianças de 6 meses a 5 anos, idosos 60+, gestantes, puérperas, indígenas, trabalhadores da saúde, imunocomprometido, comorbidades, deficiência permanente, segurança pública, trabalhadores de transporte coletivo.

As vacinas são importantes para diminuir os sintomas causados por algumas doenças ou o agravamento delas e evitar que seja transmitido para os demais que estão saudáveis.

É necessário comparecer na UBS mais próxima de sua residência com os seguintes documentos:

- CPF ou Cartão SUS

- Cartão de vacina

- Laudo médico ou receita (comorbidades)

- Carteira de classe ou declaração (profissionais)