Prefeitura de Rio Largo dá início à campanha Agosto Lilás com ações em defesa das mulheres

Compartilhe:
Foto

A Prefeitura de Rio Largo, por meio da Secretaria da Mulher e da Pessoa com Deficiência (SEMUPcD), realizou no último dia 31 de julho, no Fórum da Comarca de Rio Largo, a abertura oficial da campanha Agosto Lilás, que neste ano tem como tema "Quebrando o Silêncio". O evento marcou o início de uma série de ações voltadas à conscientização, enfrentamento e prevenção à violência contra a mulher.

A solenidade contou com a presença do prefeito Pedro Carlos, da primeira-dama e secretária da Mulher, Anny Kelly, além de diversas autoridades municipais e do Poder Judiciário, como a juíza Marcella Pontes Garcia, do Juizado Especial de Violência Doméstica, além de servidores de todas as pastas, a fim de unificar a mensagem e capacitação para o atendimento ao público que mais precisa.

Um dos momentos mais simbólicos do evento foi a assinatura do Projeto de Lei da Parada Segura, que garante o direito das mulheres de desembarcarem fora dos pontos de ônibus a partir das 20h. A proposta será encaminhada para apreciação na Câmara Municipal e representa mais um avanço nas políticas públicas de proteção às mulheres riolarguenses.

Durante os pronunciamentos, a secretária Anny Kelly reforçou o compromisso da gestão com o combate à violência e a promoção da equidade de gênero. "A criação da Secretaria da Mulher representa um novo tempo para Rio Largo. Hoje temos uma estrutura voltada especialmente para ouvir, acolher e garantir os direitos das mulheres. Estamos quebrando o silêncio para construir uma cidade mais justa e segura para todas", afirmou


"Mais de 52% da população de Rio Largo é composta por mulheres. E é nosso dever, como gestão pública, garantir que cada uma delas tenha acesso a serviços de qualidade, proteção e dignidade. A nossa administração acredita na força das mulheres e está comprometida com essa luta",declarou o prefeito Pedro Carlos, destacando a importância da criação da Secretaria da Mulher, um marco histórico para o município e simboliza um novo tempo de ações efetivas e integradas.

Entre janeiro e junho deste ano, 99 mulheres registraram boletins de ocorrência por violência doméstica no núcleo de defesa da mulher que funciona no CISP. Esse dado reforça a urgência de políticas públicas e atenção especializada.

A programação da manhã seguiu com uma apresentação cultural cênica sobre violência contra a mulher e uma roda de conversa sobre letramento de gênero, mediada pela secretária executiva da Mulher, Arabella Mendonça.

Também estiveram presentes secretários(as) municipais, membros da equipe técnica das secretarias e diversos servidores públicos que atuam na linha de frente do atendimento às mulheres.

O Agosto Lilás em Rio Largo contará com uma série de ações integradas entre as secretarias, levando informação, acolhimento e serviços às comunidades. A campanha deste ano convida a população a romper com o silêncio, os preconceitos e as estruturas que ainda mantêm muitas mulheres em situação de vulnerabilidade.