Logo da Prefeitura

Command Palette

Search for a command to run...

quinta-feira, 31 de julho de 2025
12:00

Rio Largo dá início à campanha Agosto Lilás com ações em defesa das mulheres

Compartilhar:
Rio Largo dá início à campanha Agosto Lilás com ações em defesa das mulheres

A Prefeitura de Rio Largo, por meio da Secretaria da Mulher e da Pessoa com Deficiência, realizou no último dia 31 de julho, no Fórum da Comarca Des. Neyder Alcântara de Oliveira, a abertura oficial da campanha Agosto Lilás, que neste ano tem como tema "Quebrando o Silêncio". O evento marcou o início de uma série de ações voltadas à conscientização, enfrentamento e prevenção à violência contra a mulher.

A solenidade contou com a presença do prefeito Pedro Carlos, da primeira-dama e secretária da Mulher, Anny Kelly, além de diversas autoridades municipais e do Poder Judiciário, como a juíza Marcella Pontes Garcia, do Juizado Especial de Violência Doméstica.

Um dos momentos simbólicos do evento foi a assinatura do Projeto de Lei da Parada Segura, que garante o direito das mulheres de desembarcarem fora dos pontos de ônibus a partir das 20h. A proposta será encaminhada para apreciação na Câmara Municipal e representa mais um avanço nas políticas públicas de proteção às mulheres riolarguenses.

Durante os pronunciamentos, a secretária Anny Kelly reforçou o compromisso da gestão com o combate à violência e a promoção da equidade de gênero: "A criação da Secretaria da Mulher representa um novo tempo para Rio Largo. Hoje temos uma estrutura voltada especialmente para ouvir, acolher e garantir os direitos das mulheres. Estamos quebrando o silêncio para construir uma cidade mais justa e segura para todas", afirmou.

Entre janeiro e junho deste ano, 99 mulheres registraram boletins de ocorrência por violência doméstica no núcleo de defesa da mulher que funciona no CISP. Esse dado reforça a urgência de políticas públicas e atenção especializada.

Já o prefeito Pedro Carlos destacou a importância do fortalecimento das políticas públicas de enfrentamento à violência e valorizou o papel das servidoras e servidores municipais: "Mais de 52% da população de Rio Largo é composta por mulheres. E é nosso dever, como gestão pública, garantir que cada uma delas tenha acesso a serviços de qualidade, proteção e dignidade. A nossa administração acredita na força das mulheres e está comprometida com essa luta", declarou.

A programação da manhã seguiu com uma apresentação cultural cênica sobre violência contra a mulher e uma roda de conversa sobre letramento de gênero, mediada pela secretária executiva da Mulher, Arabella Mendonça. Também estiveram presentes secretários(as) municipais, membros da equipe técnica das secretarias e diversos servidores públicos que atuam na linha de frente do atendimento às mulheres.

O Agosto Lilás em Rio Largo contará ainda com uma série de ações integradas entre as secretarias, levando informação, acolhimento e serviços às comunidades. A campanha deste ano convida a população a romper com o silêncio, os preconceitos e as estruturas que ainda mantêm muitas mulheres em situação de vulnerabilidade.

Notícias relacionadas

Não encontramos notícias relacionadas a esta, mas você pode ver todas as notícias no link abaixo.

    Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar usando nosso site, você concorda com nossa política de cookies.