Na última terça-feira (17) um grupo de alunos de Rio Largo participou, pela primeira vez da Plenarinha, à convite da Deputada Estadual Gabi Gonçalves, onde visitaram a Assembleia Legislativa de Alagoas e concluíram uma importante etapa de composição do Plano Municipal da Primeira Infância de Rio Largo (PMPI).
O Plano tem como objetivo definir as metas e ações que serão voltadas para o desenvolvimento das crianças de 0 a 6 anos de idade no âmbito familiar e educacional, até 2030. A ação é uma das iniciativas da Prefeitura de Rio Largo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em conjunto com os demais órgãos responsáveis por políticas públicas infantojuvenis.
A Deputada Gabi Gonçalves foi a anfitriã desta manhã de conhecimento e ressaltou a importância de dar destaque a voz dos pequenos. “É um dia muito importante, onde podemos realizar mais um trabalho que impacta na vida de cada uma dessas crianças. E nada mais importante do que trabalhar para tornar o mundo que elas irão crescer, em um ambiente seguro, com equidade, independente da região que eles cresçam. Hoje o dia é deles, para entenderem qual o nosso trabalho e a importância que eles têm ", enfatizou.
“Momentos como este, fomentam a importância da participação das crianças quando falamos de direitos, educação e o futuro de Rio Largo. E dando voz a cada uma delas, poderemos definir políticas multidisciplinares para assegurar o futuro de todas elas” afirmou o Secretário Municipal de Educação , Javan Sami.
A Plenarinha contou ainda com a presença do vereador por Rio Largo, Cícero da Adefal e outras autoridades, além de técnicos da pasta de educação, coordenadores e monitores que viabilizaram a visita das crianças. O momento de conversa com a criançada inspirou e ajudou a entender o que os pequenos querem para o próprio futuro: uma cidade igualitária, com respeito, direitos iguais e muitos sonhos.
Maria Alice é representante de turma, e estudante da Rede Municipal riolarguense, e contou um pouco do que espera dos próximos anos. “Eu quero aprender a ler, para poder ser professora quando eu crescer. Quero ensinar todo mundo a ler e escrever, desenhar! É isso que eu quero fazer quando for grande!” declarou.
A Plenarinha contou ainda com atividades lúdicas, que incentivaram a participação das crianças, além de uma linguagem adaptada à idade das mesmas. A elaboração do Plano segue e desenvolvimento junto aos Conselhos municipais e representantes das demais pastas correlatas.